Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável envolve três pontos-chave : equilíbrio, variedade e moderação. Para isso, toda refeição deve conter alimentos dos seguintes grupos : pães, cereais, tubérculos e raízes; hortaliças e frutas; leite e derivados, carnes, ovos e leguminosas. Representando uma pequena parcela, que não necessita de consumo diário, temos os óleos, gorduras, açúcares e doces.

Esses grupos constituem a Pirâmide Alimentar, que nos mostra a importância que se deve dar a cada um desses grupos de alimentos.

piramide_sonia_tucunduva

Com uma alimentação adequada podemos prevenir deficiências nutricionais e proteger o organismo de doenças infecciosas, pois melhoramos a sua defesa. Vale ressaltar que a prática de exercícios físicos é atualmente a base da pirâmide que, aliada a uma alimentação balanceada, traz benefícios para a saúde física, mental e emocional, e ainda previne o sobrepeso e a obesidade. Estudos indicam que pessoas fisicamente ativas são profissionalmente mais produtivas e desenvolvem maior resistência a doenças.

Uma alimentação equilibrada e bem planejada é, antes de tudo, uma proposta de um estilo de vida, que estimula maior atenção ao que se come e a necessidade de se exercitar, bem como a escolha consciente de alimentos sazonais e regionais. Nosso país ainda tem o privilégio de ter uma grande variedade de frutas, verduras e legumes disponíveis.

A proposta é comer de tudo para garantir adequada ingestão de nutrientes. Poré, o sucesso é a moderação, pois até mesmo alimentos nutritivos são prejudiciais quano em excesso.

 Contrário a isso, existem as dietas da moda que promovem a rápida perda de peso, o que atrai grande número de pessoas. Boa parte do peso total perdido é representado por perda de massa magra, ou seja, água e massa muscular. É necessário ter consciência que essa perda rápida vem acompanhada de vários problemas. A maioria das dietas restritivas não são saudáveis e não devem ser seguidas por um longo tempo. Algumas são de baixa caloria e outras removem totalmente um grupo de alimentos, o que priva a pessoa de nutrientes essenciais ao organismo. Esses malefícios geralmente aparecem a médio e longo prazo, e podem ser difíceis de serem revertidos. Além disso, a pessoa volta a engordar ao sair da “dieta”.

Tendo como princípio a reeducação alimentar, o Dr. Marcello D Bronstein utiliza há mais de 30 anos a dieta de pontos, uma maneira simples de lidar com os grupos de alimentos, que garante a ingestão de todos os nutrientes necessários para o organismo e ao mesmo tempo prazerosa, pois não priva o indivíduo nem mesmo dos alimentos mais calóricos.

Se uma dieta balanceada pode ser mantida para o resto da vida, por que não segui-la?

Prof. Dr. Marcello D. Bronstein – Endocrinologista
Christie Willis Spadão - Nutricionista